terça-feira, 19 de janeiro de 2010

a destruição do Haiti

Considerando a soberania de Deus: a destruição do Haiti deu-se por falta de intercessores tal qual aconteceu em Sodoma e Gomorra? Existindo uma Igreja cristã local, não haveria intercessores?
O que o ensino mais amplo das Sagradas Escrituras fala sobre oração intercessória? A oração intercessória pode ser ouvida e atendida por Deus. Nações, por exemplo, podem ser grandemente abençoadas por meio da súplica a seu favor. A Bíblia pede que oremos pela vida dos governantes de todos os povos a fim de que pessoas "vivam vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito". Não apenas isso: nossa oração deve vir acompanhada de ações de graças pelas manifestações do amor divino na vida de toda e qualquer nação -mesmo a pagã (I Tm 2:1-4).

Sabemos, contudo, que oração pode não ser atendida por Deus nos termos em que a apresentamos a Deus. Podemos pedir paz e prosperidade, quando na verdade a necessidade maior é de uma manifestação do justo juízo de Deus, a fim de que homens e mulheres sejam despertados do seu sono espiritual. Na Segunda Guerra Mundial houve alemães que oraram pelo seu país, mas sua súplica não impediu que o juízo se abatesse sobre a vida de milhares de pessoas -gente que, com sua violência, havia provocado gravemente a Deus.

Sabemos que muito pode por sua eficácia a súplica de um justo. Há justos no Haiti. Há oração. Algumas das cenas mais comoventes que vieram dos dias subsequentes ao terremoto, foram as que mostraram os crentes haitianos orando nas ruas suplicando misericórdia. Muito crente morreu nessa tragédia.

Surpreende-me o quanto pastores despreparados, que se levantam para falar sem serem movidos pelo Espírito de Deus; ao mesmo tempo, desprovidos de sabedoria, ousam falar como se fossem secretários de Deus, interpretando os fatos sem a mínima sabedoria, para escândalo de milhares, que não conseguem ver sentido nos absurdos cometidos por esses usurpadores da Palavra de Deus.

O motivo pelo qual houve o terremoto no Haiti, é algo que foge à nossa compreensão. Não é hora de entrarmos nos mistérios do governo providencial de Deus. Curiosidade desalmada. O que nos cabe fazer não é sondar o insondável, mas procurar entender à luz das Escrituras, o que cabe a igreja fazer quando vê milhares de seres humanos soterrados sobre escombros de prédios e casas, e isso perante os olhos úmidos e o coração sangrando daqueles que foram privados mediante a morte da companhia dos seus amados parentes e amigos.

A.C. Costa

Em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário