terça-feira, 1 de maio de 2012

JOSUÉ CAPÍTULO 1 - ESBOÇO PESSOAL

IPB Angra, 01/05/2012 - Semana passada, falamos sobre a preparação de Josué e sua história; - Vimos que Deus também usa a história de seus filhos para a Sua glória; - Vimos o quanto é importantes obedecermos o Salmo 96.1-3 quando fala de que devemos anunciar a glória de Deus a todas as nações e Suas maravilhas a todos os povos. # Hoje veremos o capítulo 1 e destacaremos algumas lições importantes: - Tudo na vida tem o seu tempo. Pense numa família dentro da normalidade: O moço e a moça estudaram; o moço e a moça já têm maturidade que aprenderam com seus pais para estabelecer um relacionamento saudável; o moço e a moça já namoraram um bom tempo e assim já se conhecem; eles terão um tempo de noivado, depois se casarão, ficarão algum tempo desfrutando do relacionamento e depois de algum tempo eles terão filhos; cuidarão dos filhos com sabedoria; sabendo que durante um bom tempo a vida deles será dos filhos; depois de alguns anos os filhos, após cada fase da vida partem para o mundo para serem aquilo que foram preparados para ser e assim gerarão novas famílias. - Observe no texto que leremos que assim também foi com Josué e o é com todos os personagens bíblicos. Tudo tem o seu tempo. (a) Versículos 1-5 – Agora chegou a sua vez, Josué. Vai e abençoa meu povo com a terra que preparei para ele. Serei contigo da mesma forma que você viu que fui com Moisés. (b) Versículos 6-9 – Seja forte e corajoso! (B1) Porque esta é a tua Missão (6); (B2) Para guardar a Lei – a Palavra (7); (B3) Medita e Fala da Palavra para ser bem sucedido (8); (B4) Eu Sou contigo é a Tua garantia (9); (c) Versículos 10-18 – Josué obedece e vai. (C1) Estabelece preparação para o empreendimento (10-15); (C2) O coração do povo já estava preparado pelo próprio Deus (16-17); (C3) Deus fala “Sê forte e corajoso”; o povo fala “Sê forte e corajoso” (18). O que aprendemos no primeiro capítulo de Josué? 1) Quando Deus chama alguém, chama para ser canal de benção vida de muitas pessoas, não para abençoá-la por si só, egoisticamente; 2) A Missão não é para ser feita a partir do que se quer, mas a partir do que Deus quer, tendo sido Revelado nas Escrituras do AT e NT; 3) O melhor é obedecer e fazer o que Deus está mandando. Se é de Deus o coração do povo estará contigo e este te dirá como Deus: “Sê forte e corajoso”. Se isso não acontecer, é hora de avaliar se Deus não te quer em outro lugar. AJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário