“Mas Israel estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando assim as mãos, não obstante ser Manassés o primogênito.” (Gênesis 48:14 RA)
Jacó está próximo da morte e seguindo tradições, reúne sua família e invoca a bênção do Senhor sobre filhos e sobre dois netos – Manassés e Efraim, o mais velho e o mais novo, respectivamente, que eram filhos de José.
Jacó informa ao seu filho José que Manasses e Efraim, que tinham nascido no Egito antes do seu reencontro com ele, seriam agora seus filhos.
Então, José põe seus filhos para receber a bênção. O filho mais velho ou primogênito próximo da mão direita e o mais novo próximo da mão esquerda, como era o costume.
Contudo, no momento de conceder a bênção, Jacó movido pelo próprio Deus, cruza as mãos e coloca a direita sobre o mais novo. José reclama com o pai, mas o pai resiste e informa que ele devia fazer aquilo, pois o mais novo seria muito mais abençoado do que o mais velho.
Quero tomar dessa história para lhe motivar na fé e ratificar que o que Deus tem preparado para você é seu e ninguém poderá impedir.
Da mesma maneira que Jacó cruzou as mãos para colocar a direita sobre Efraim, assim também Deus move terra, céus e mares para cumprir suas promessas para com o seu povo. Ele nunca falhou e jamais falhará!
Essa verdade deve causar em nós não apenas alegria, mas também tranquilidade para viver, pois não carecemos de desespero ou de vivenciar uma vida maluca.
É confiar, viver com calma, fazer a nossa parte, conforme as forças diárias, e aguardar o tempo de Deus.
Desejando Paz sobre sua vida, AJS
Palavra maravilhoso!! Enchendo meu coração de alegria do céu!!! Fé !!!
ResponderExcluir