terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TEMPO DIFÍCIL! TODOS ESTÃO CONTRA MIM!



Há momentos na vida do ser humano que ele esbraveja o título dessa postagem.

Não só fala sobre pessoas que estão perseguindo, mas agrega adversidades familiares, econômicas, emocionais, profissionais. Este tempo é aquele que se conhece como o tempo em que "até o cachorro morre".


A atitude do ser humano em tempos difíceis, traz em si uma generalidade: Reclamações sem fim, desconsiderando todo passado e todas as boas experiências vivida anteriormente.


Em Êxodo 14 encontramos a revelação, que creio, deve ser um modo de não enfrentarmos os TEMPOS DIFÍCEIS. Os versos 11 e 12 são esclarecedores, apresentando o mesmo povo que havia contemplado as dez praga no Egito e também as colunas de nuvem e fogo no deserto, murmurando e voltando os olhos com saudade da escravidão. Observe a seguir o que acontece:



“Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Êxodo 14:11-12 RA)

Até pouco tempo antes estava tudo bem. Mas bastou o povo (verso 10) observar que Faraó o perseguia, vindo com seu poderoso exército, para esquecer tudo o que o Poderoso havia feito, e agir de modo insano. Não podemos enfrentar crises deste modo. Ofendemos a Deus quando agimos assim.


MAS COMO AGIR NUM TEMPO DIFÍCIL? COMO PROCEDER?


1) AQUIETANDO-SE.


Veja a Palavra: “Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará...” (Êxodo 14:13 RA)


Maria mãe de Jesus quando soube que seria mãe do Emanuel, guardou no coração aquelas palavras. É preciso aquietar-se e não agir como louco.


O salmista também nos orienta: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” (Salmos 46:10 RA)


2) ORE, MAS TAMBÉM, AJA!


O versículo 15 nos diz: “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14:15 RA)


Nas tribulações da existência, é necessário aquietar-se, é necessário orar, mas principalmente prosseguir com a vida!


Sei que não é fácil e que às vezes bate um medo... Mas na hora da crise Deus disse a Israel: MARCHE!


Ficar prostrado não vai contribuir em nada. É preciso levantar e perseverar, ainda que chorando, pois “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:6 RA)


3) HONRE SEU LÍDER.

Tempo de crise é tempo onde podemos verificar o nível de nossa humildade e submissão à Palavra de Deus.


Quando um servo do Senhor enfrenta um tempo difícil, é importante procurar o seu líder espiritual, conversar com ele, procurar conselho.


Em alguns casos, pode ser até mesmo um amigo. Mas prefiro nesta oportunidade pensar num pastor ou presbítero.



Se passar em nosso coração que não podemos confiar no nosso líder, é hora de mudar de comunidade, pois ou nós somos distantes de alma dela, ou nosso líder de fato não merece confiança.

Neste capítulo 14 de Êxodo encontramos o seguinte relato: E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Êxodo 14:16 RA).

Ora, somente Moisés podia levantar a vara, embora existissem outras pessoas ao seu redor, e gente de confiança. Ele era o líder. Deus o havia chamado, e não a outro.

É relevante este ponto, pois você deve aprender a honrar o seu pastor, presbítero, dirigente de congregação, enfim, aquele que vela por sua alma.

CONCLUSÃO

O Senhor pelejou por Israel (14, 25)
O Senhor os livrou do exército Egípcio (30, 31)
O Senhor operou a libertação de forma milagrosa (28, 29)

Querido irmão, se você estiver enfrentando um tempo difícil, quando parece que tudo conspira contra você, aprenda a AQUIETAR-SE, A MARCHAR, A HONRAR  seu líder espiritual.

Que o Espírito Santo o ajude nesse caminhar!

PS: Esboço da Mensagem de domingo, 10/12/2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário