segunda-feira, 23 de março de 2009

LIÇÃO NA CACHOEIRA

Uma das coisas que mais tenho dificuldade é tomar banho de água gelada, especialmente quando se trata de banho na cachoeira. De certa maneira tenho pavor. Normalmente até no verão o controle do chuveiro está no morno...

Em certa ocasião, num retiro, me encontrava com vários irmãos e alguns pastores, ao que num acordo impensado, ficou estabelecido que se um pastor entrasse, eu também entraria naquela apavorante água gelada da cachoeira. O grande problema é que ele entrou e eu também tive de entrar...

Em meio àquela enorme batalha de ficar imerso na gélida cachoeira, me deparei com um menino que amava tomar banho gelado. Fiquei até meio envergonhado... Mas em nenhum momento pensei em lutar futuramente contra essa aversão à água gelada.

Bem, o menino (Erick Teixeira) depois de algum tempo se levantou, ficou com água na altura da cintura. Então disse que ele não gostava tanto de água gelada assim, pois tremia muito, além de tremer os queixos... De pronto ele me respondeu: - “É porque eu estou fora da água, se eu mergulhar passa...”

Amados, com essa resposta fiquei meditando numa verdade quanto ao nosso relacionamento com Deus e suas implicações a cada dia.
Quando amamos e servimos a Cristo devemos confiar nele inteiramente. Não dá para ficar com confiança até a cintura. É preciso mergulhar completamente nas doces águas do Espírito.

Quando nos entregamos plenamente ao Deus providente, não corremos riscos, pois Ele sempre nos leva a bom termo. Só temos problemas quando fazemos de conta que confiamos ou por alguns instantes queremos viver por nós mesmos... Aí trememos, nos sentimos inseguros, depressivos, ansiosos.

Amado, confie integralmente no seu Pai celeste. Guarde a Palavra de Jesus nosso Salvador em seu coração: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Guarde ainda a palavra do salmista: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5).
Espero que você reflita sobre tudo isso e experimente da doce providência do Deus que é fiel à sua Palavra.

No amor de Cristo, Senhor da Igreja, Rev. Anderson.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Formigas... SEMPRE NOS ENSINANDO...





Estava sentado no chão, encostado na parede da frente de uma bonita casa do Sítio Manancial, ouvindo uma abençoadora palestra sobre oração. O ambiente era bem ecológico e o contato com plantas e animais nesse caso, é algo natural.
Após alguns instantes me senti incomodado por pequenas formigas que insistiam em subir em minhas pernas. As retirava e elas tornavam a subir. Então passei ao extremo... Esfreguei o dedo em algumas no chão e elas ficaram prostradas, enquanto que as demais correram em outra direção... Acabou o incômodo e pude retornar a atenção integral na palestra.
Contudo, após mais alguns minutos, as formigas começaram a caminhar em minha direção novamente... Pensei: “Vou me levantar daqui”... Mas não foi necessário... Elas pararam ao redor das quatro ou cinco vítimas de meu dedo indicador. Andavam de um lado para o outro, mas apenas naquele espaço onde se encontravam as formigas que não conseguiram escapar. E foi nesse momento que me emocionei.
Uma ou duas formigas pegavam uma formiga morta e carregavam em direção ao buraco que dava acesso ao formigueiro. Cada uma foi retirada dessa maneira. Mas sobrou uma... E eu fiquei pensando: “Será que essa formiga era má?”; “Será que essa não será resgatada?”; “Por que ela foi deixada para traz?”
Para minha surpresa, vieram novamente as formigas, mas com uma formiga menor do que elas. E foi essa menor, com um esforço maior, que pegou aquela última e a conduziu ao seu habitat. Estava muito emocionado ali. Ouvindo a palestra, observando a ação das formigas e tirando algumas lições para minha vida:
1. COMO CRENTE SÓ SOBREVIVEREI SE ESTIVER JUNTO DO POVO QUE SE CHAMA PELO NOME DE DEUS. Assim como as formigas...
2. DEVO FAZER MINHA PARTE NA COMUNIDADE QUE PERTENÇO DA MELHOR MANEIRA. Cada formiga tem sua função específica...
3. DEVO “FAZER TENDAS” AO MÁXIMO. TORNAR-SE INCÔMODO OU PESADO PARA QUEM QUER QUE SEJA NÃO É BOM. As formigas morreram por insistir num caminho não natural...
4. DEVO ESTAR COM MEUS IRMÃOS EM TODOS OS MOMENTOS. DE ALEGRIA E TRISTEZA, DE NASCIMENTO E DE MORTE. Ali estavam as formigas num momento de crise, resgatando suas irmãs...
5. DEVO IR ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS DE MINHA FÉ, NÃO ABANDONAR O BARCO, MAS PERSEVERAR AINDA QUE HAJA RISCO DE MORTE. Os santos do Senhor são as coisas mais nobres que Deus me deu nesta vida. “Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.” (Sl 16:3)
Que Deus te abençoe! Mais informações sobre as formigas e de sua eusocialidade, você pode encontrar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga. Com carinho, Rev. Anderson.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Angra dos Reis precisa de um choque

Sidney Rezende | Sidney Rezende | 14/03/2009 19:55

impressão | Envie por e-mail | RSS

http://www.sidneyrezende.com/blog/sidneyrezende


Angra dos Reis é deslumbrante. São 365 ilhas e mais de 2000 praias. Depois de ver 5% delas eu já estava convencido da beleza do lugar. A geografia é divinal, a cor do mar exuberante e a vegetação que encobre as montanhas é aconchegante. Eu me senti no coração da Floresta da Tijuca. Tudo lindo. Pena que as ruas estejam esburacadas. Em algumas praias(Monsuaba) os urubus se alimentam do esgoto a céu aberto e pousadas não investem nas suas próprias benfeitorias. Algumas estão caindo aos pedaços. Em Ponta Leste, um prédio de altura superior a 7 andares, localizado a 200 metros da Petrobras, parece que pode cair a qualquer momento. As vigas estão rachadas e cedendo. Uma tragédia anunciada. Uma cidade turística como Angra não pode transmitir ao visitante tanto amadorismo. A sinalização pública não é boa, mas o serviço privado também deixa a desejar. Apesar da limpeza das ruas ter melhorado, não se vê o dinheiro público investido no essencial. Construções inacabadas estão espalhadas pelas encostas e o turismo, este patrimônio do Rio, parece esquecido. Sugiro um choque de treinamento, capacitação e políticas públicas avançadas. Do jeito que está, Angra continuará refém dos ricos. Eles continuam nos seus casulos, ou nas suas embarcações de luxo. A maioria aperta o botão "dane-se" para a cidade. A cidade, por sua vez, não deve ter compromisso com isso, e sim com a melhoria cosmopolita e com a qualidade de vida dos seus moradores. O novo prefeito tem condições de quebrar paradigmas e fazer a diferença. Sugiro que ele visite Rio das Ostras, veja as obras já realizadas em Cabo Frio, aprenda como se faz o rigor das contas de Piraí, analise as obras culturais de Niterói. E depois disso, mobilize o seu povo para melhorar os serviços.


sábado, 14 de março de 2009

SIMPLICIDADE, SOFISTICAÇÃO E MÚSICA

O Salmo 131 é um dos meus favoritos. Eu leio, releio e ele continua inflamando minha alma com sua revelação e profundidade. Ele é simples. Por ser simples é sofisticado e por ser sofisticado, é um dos cânticos mais preciosos que encontramos nas Escrituras.
Disse o rei-poeta-músico Davi: “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” (Salmos 131:1-2) ISSO É LINDO!
O título dessa pastoral pertence ao grupo Roupa Nova. Ele fez uma homenagem ao cantor Ed Mota, o qual tem uma voz privilegiada e a usa de maneira simples, interpretando canções.
O que me faz usá-la nessa oportunidade é a lembrança alegre de nosso final de ano, especialmente cada programação realizada pelo Conselho, por alguma sociedade, ou por algum irmão. Louvo a Deus porque pude contemplar essa realidade nas mesmas e penso que esse é o caminho a seguir em 2008.
Não estamos no mundo nem fomos chamados por Jesus cristo para receber aplausos ou fazer algo para que as pessoas nos elogiem. Infelizmente vivemos num mundo onde cada vez mais, mesmo nas igrejas as pessoas esperam recompensas e aplausos. No entanto, esse não é um bom caminho. Ainda que seja benéfico um “- parabéns”, “- você foi muito bem hoje”, “- você tem sido uma bênção”, isso não deve virar um círculo vicioso, pois corremos o risco de usar chavões evangélicos, onde pronunciamos com os lábios que tudo foi para a glória de Deus, mas na realidade ficamos esperando as pessoas nos aplaudirem pelo feito.
Sigamos, amados, o exemplo de nossas programações de final de ano, que foram simples, mas sofisticadas, pois o Senhor foi de fato o Senhor delas. Ou o exemplo do salmista, que vivia de maneira simples, sem ambições, mas descansava nas promessas do Pai.
Minha oração, e pode ser a sua, é: - Pai bondoso, dá-me a bênção de viver sossegado nos teus braços fortes e aconchegantes. Rev. Anderson

terça-feira, 10 de março de 2009

VALE APENA ORAR?“Invoca-me, e te reponderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que nao sabes”. Jer 33.3

Rev. Maksuel encerrou nossas palestras sobre oração e trouxe algumas reflexões profundas e necessárias para nosso tempo.
Primeiramente ele fez a seguinte pergunta: Como posso ter certeza de que Deus vai me ouvir?
Veja o que diz o Salmo 55.22?
“ENTREGUE SUAS PREOCUPAÇÕES AO SENHOR E ELE O SUSTERÁ”
1. Dependa exclusivamente dos méritos de Jesus Cristo. Jo 14.13
2. Não acate iniquidade em seu coração. Salmo 66.18
3. Seja firme na Palavra de Deus, creia em suas promessas. Hb 11.6; 6.13-20.
4. Tenha certeza de que o que está pedindo é para glória de Deus? 1 Jo 5.14.
Então prosseguiu questionando: Porque muitos desistem de orar?
* porque estão vivendo em pecado.
* porque são orgulhosos.
* porque não conseguem perdoar.
* porque estão em constante discórdia no lar.
* porque possui um espírito mundano.
O que fazer, então? Quais atitudes devem tomar aqueles que querem ser bem sucedidos nas orações que fazem ao Senhor dos Exércitos?
Caminhando para a conclusão, o reverendo asseverou, olho a olho: Você precisa morrer!
1. Morrer pra você mesmo – seus gostos, suas opiniões, suas preferências, suas vontades.
2. Morrer para o mundo – sua aprovação ou censura.
3. Morrer até mesmo para a aprovação ou censura dos seus amigos e irmãos.
A partir dai… Dedicar sua vida e todo o seu ser para ser aprovado por Deus.
Permita o Pai celeste, nosso Pai, que cresçamos na comunhão com Ele e não pequemos contra a Sua Pessoa.
No amor de Cristo, Rev. Anderson

ORAÇÃO É COMO RESPIRAÇÃO (2)

O Rev. Éderson chamou três pessoas e pediu a uma que enchesse uma bola de aniversário, a outra que ficasse normal e por fim a outra deveria bloquear a respiração pelo nariz e boca.
Obviamente que levou vantagem a que estava numa situação normal.
Parece bem simples, mas não é. A aplicação demonstrou que da mesma maneira que o natural é respirarmos, o natural na vida do servo de Jesus também é orar, aliás, viver em oração. Daí o título da pastoral.
Amado, se orar é como respirar, não viveremos bem se não vivermos uma vida de oração. Tenho enfatizado com freqüência que orar é batalhar. É insistir no tempo com Deus, é avançar diariamente na intimidade com o Pai amado, é investir numa vida de qualidade, onde a poderosa dupla Palavra-oração nos faz seguir debaixo da Vontade de Deus, que é sempre boa, agradável e perfeita.
O apóstolo Paulo falou que deveríamos orar sem cessar, ou seja, viver em espírito de oração contínuo, sabedores que esse meio de graça é fundamental para entendermos o que o Soberano deseja de cada um de nós.
O texto base da palestra ‘oração é como respiração’ foi Efésios 6.18: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”.
Bendito do Senhor, ao acordar tenha como prioridade falar com o Pai; ao fazer o desjejum, agradeça pela benesse; agradeça ainda pelas refeições, pelos amigos, pelos inimigos, pelas vitórias, pelas adversidades, pelo emprego, pela família, pela igreja, pelas provações, pela residência ou pelas condições para pagar o aluguel, etc; por fim, não durma sem falar com seu Pai amado.
Reserve tempo ou aproveite o tempo que tem para orar... Por exemplo, você pode no caminho para a escola ou trabalho, dirigindo ou num ônibus ou andando, comungar da presença do Pai. Observe as maravilhas ao seu redor, lembre-se dos que sofrem... enfim ore!
Você também pode orar enquanto está na fila de um banco, aguardando uma consulta médica, preparando refeição, sentado num restaurante, num ponto de ônibus, na beira do mar, no parque de diversões, sentado no banco da igreja ou no banco da praça e até conversando com alguém. Sempre e em toda ocasião, você tem a possibilidade de valorizar cada minuto, orando.
Vale ressaltar que na grande maioria dessas oportunidades você deverá manter seus olhos abertos e seu coração quebrantado e obediente. Que Deus te abençoe, Rev. Anderson José da Silva

ORAÇÃO É COMO RESPIRAÇÃO (1)

Nosso retiro 2009 no período de Carnaval foi o melhor de todos. Tivemos um grupo coeso, de oração e Palavra, com propósito bem definido. Foi um período bem vívido, cheio de alegria e de reflexão.
Contudo, podemos dizer que houve momentos marcantes, como as festas e as brincadeiras. Mas, creio eu, que nenhum foi maior do que o das palestras a respeito de Oração.
A primeira foi ministrada pelo Rev. Ederson, trabalhando Efésios 6.18 e os todos do referido versículo. Disse: oração é como respiração!
A segunda foi ministrada por nós e caracterizou-se pela necessidade de transformar o ideal, os desejos em atos concretos. A partir de Abraão no quase sacrifício de Isaque, aprendemos sobre a necessidade de atos de preferência por Deus, em detrimento de nossos prazeres.
A terceira palestra foi ministrada pelo Rev. Edivaldo, que tratou da oração do Pai nosso, externizando a importância da submissão e mudança de vida. Encerrou com uma frase marcante: “Porque orar... Orar por que eu sou filho, orar por que sou pecador,orar por que meu Pai é o Rei de tudo. Orar para ter intimidade e descobrir os segredos da oração...”
Por fim tivemos a ministração do Rev. Maksuel, que fez uma espécie de fechamento a partir do tema geral: VALE APENA ORAR? Usou o texto de Jeremias 33.3: “INVOCA-ME, E TE REPONDEREI; ANUNCIAR-TE-EI COUSAS GRANDES E OCULTAS, QUE NAO SABES”. Demonstrou a importância da oração e a necessidade de perseverança. Utilizou algumas frases históricas profundas: "Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha". E ainda: “A GRANDE FALTA DOS FILHOS DE DEUS É NÃO CONTINUAREM ORANDO, NÃO PERSEVERAREM. SE DESEJAM ALGUMA COISA PARA GLÓRIA DE DEUS, DEVEM ORAR ATÉ QUE ALCANCEM”. George Muller.
Realmente Deus falou muito aos nossos corações! Louvado seja seu nome!
Nesta pastoral, gostaria de dar ênfase à frase “Oração é como respiração”... Mas o espaço está terminando... continuarei na próxima... mas adianto que todas as palestras estão disponíveis em nosso blog: www.acordaangra.blogspot.com.
Espero que você cresça nessa área tão sublime na vida cristã.
Deus te abençoe, Rev. Anderson José da Silva

domingo, 1 de março de 2009

VALE A PENA ORAR?

JEREMIAS 33.3
“INVOCA-ME, E TE REPONDEREI; ANUNCIAR-TE-EI COUSAS GRANDES E OCULTAS, QUE NAO SABES”.

"Quando o homem trabalha, o homem trabalha; mas quando o homem ora, Deus trabalha".
1. “ESPERE GRANDES COISAS DE DEUS E GRANDES COISAS VOCE TERÁ”.
2. “O PONTO PRINCIPAL É NUNCA DESISTIR ATÉ QUE A RESPOSTA VENHA”.
3. “A GRANDE FALTA DOS FILHOS DE DEUS É NÃO CONTINUAREM ORANDO, NÃO PERSEVERAREM. SE DESEJAM ALGUMA COISA PARA GLORIA DE DEUS, DEVEM ORAR ATÉ QUE ALCANCEM”. George Muller


COMO POSSO TER CERTEZA DE QUE DEUS VAI ME OUVIR?

O QUE DIZ O SALMO 55.22?
“ENTREGUE SUAS PREOCUPAÇÕES AO SENHOR E ELE O SUSTERÁ”
1. DEPENDA EXCLUSIVAMENTE DOS MÉRITOS DE JESUS CRISTO. JO 14.13
2. NAO ACATE INIQUIDADE EM SEU CORAÇÃO. SALMO 66.18
3. SEJA FIRME NA PALAVRA DE DEUS, CREIA EM SUAS PROMESSAS. Hb 11.6; 6.13-20.
4. TEM CERTEZA DE QUE O QUE ESTÁ PEDINDO É PARA GLORIA DE DEUS? 1 JO 5.14.

PORQUE MUITOS DESISTEM DE ORAR?
*PORQUE ESTÃO VIVENDO EM PECADO.
*PORQUE SAO ORGULHOSOS.
*PORQUE NÃO CONSEGUE PERDOAR.
*PORQUE ESTÁ EM CONSTANTE DISCÓRDIA NO LAR.
*PORQUE POSSUI UM ESPÍRITO MUNDANO.

 ME RESPONDA- DEUS VAI RESPONDER A ESTAS PESSOAS?

MAS AFINAL DE CONTAS VALE A PENA ORAR?
O QUE O PROFETA JERE NOS DIZ? 33.3
EXPERIENCIA DOS HOMENS DA BÍBLIA:
- ABRAÃO, DAVI, JÓ, JEREMIAS, EZEQUIAS, DANIEL, IGREJA DE ATOS.
1. EXPERIENCIA CONG. PRESB. ATALAIA.
2. EXPERIENCIA PESSOAL:
3. EXPERIENCIA DOS PASTORES DE ANGRA DOS REIS:


VOCE QUER VER A GLORIA DE DEUS?
VOCE PRECISA MORRER!

1. MORRER PRA VOCE MESMO – SEUS GOSTOS, SUAS OPINIÕES, SUAS PREFERENCIAS, SUAS VONTADES.
2. MORRER PARA O MUNDO – SUA APROVAÇÃO OU CENSURA.
3. MORRER ATÉ MESMO PARA A APROVAÇÃO OU CENSURA DOS SEUS AMIGOS E IRMÃOS.

E A PARTIR DAI…

DEDICAR SUA VIDA E TODO O SEU SER A SER APROVADO POR DEUS.

DESTA FORMA:

VALE A PENA ORAR!

Rev. Maksuel Silva

ORAÇÃO - Lucas 11.1ss

I. Texto: Lucas 11.1ss

II. Frases:

Senhor, não sei o que eu deva pedir a ti. Só tu sabes do que eu preciso. Tu me conheces melhor do que eu conheço a mim mesmo. Oh Pai dá ao teu filho o que ele mesmo não sabe pedir. Ensina me a orar. Ora em mim. (Arcebispo François Fendon)

Dia após dia, Dia após dia. Ó querido Senhor, Três coisas te peço: Ver-te com maior clareza; Amar-te com maior ternura; Seguir-te mais de perto. Dia após dia. (Ricardo Chichester)

Ter fé é orar. (Martinho Lutero)

Estou convicto de que quando um crente ora corretamente a oração do Pai Nosso, em qualquer ocasião, sua oração é mais que adequada. (Martinho Lutero)

III. Introdução:


Recebemos de Deus, na criação, a “Imago Dei” , o homem foi feito perfeito, amigo de Deus. Mas o homem desobedeceu ao Senhor e foi expulso do éden. No dia da desobediência, ele ainda foi chamado por Deus: Adão!!! Eva!!! Eles estavam envergonhados, haviam pecado contra Deus. O Senhor antes de os expulsar, matou um animal e os cobriu com sua pele, salientando desta maneira o sacrifício de seu próprio filho Jesus Cristo. (Genesis 1-3).

A criação recebeu a morte e o pecado como herança. A Lei foi estabelecida para trazer o homem á presença de Deus. Mas o homem matou animais, matou animais e não conseguiu ser obediente.

Na plenitude do tempo, Deus enviou seu filho Jesus Cristo, que viveu, que morreu, que ressuscitou. O sacrifício de Jesus viabilizou novamente o projeto inicial de intimidade com Deus. Jesus venceu a morte e o pecado e agora o homem regenerado pode ter comunhão com Deus.

No capítulo 11 de Lucas, Jesus ensina como orar. O homem regenerado tem o privilégio de ter intimidade com Deus através da oração.

Vejamos o texto:

1. Pai - (Romanos 8.15)
Em Cristo, fomos aproximados de Deus como filhos amados. Não somos bastardos, recebemmos em Cristo a paternidade de Deus.
2. Santo seja o teu nome – Não temos condições de cooperar com Deus em sua santidade, precisamos ser assistidos por Ele mesmo. Reconhecemos a nossa incapacidade e indisposição de honrá-lo.
3. Venha o teu reino – (Efésios 2). O estabelecimento do reinado de Deus, o nosso Pai, o Senhor acontece onde esta estabelecido um servo do SENHOR.
4. Seja feita a tua vontade como no céu – O modelo da vontade de Deus esta estabelecido no céu. Os anjos obedecem perfeitamente ao Senhor, devemos conhecer nossa vida, para servir melhor ao Senhor (Colossenses 3).
5. O pão nosso de cada dia – Assim como o maná do deserto, quem tem nos sustentado, continua sendo o Senhor. Não merecíamos a proteção do Pai, não merecíamos o cuidado alimentar do Pai, mas Ele tem nos sustentado. Não é o dinheiro que ganhamos que nos sustenta, é o Pai, o Aba.
6. Perdoa os nossos pecados – Deus nos amou, enviou seu filho, enviou seu Espírito Santo, tudo para nos perdoar os pecados e nos ter em sua intimidade, não podemos nos afastar daqueles que nos fazem mal, mas perdoa-los e interceder por eles.
7. Não nos deixes cair em tentação – “Somos terriveis”, precisamos travar um combate contra o nosso ego. Precisamos da ajuda do Papai.
8. Teu é o Reino, O Poder e A Glória para sempre – Deus é o Rei, Dele é todo o Poder e devemos tributar lhe toda Glória.

Porque orar... Orar por que eu sou filho, orar por que sou pecador,orar por que meu Pai é o Rei de tudo. Orar para ter intimidade e descobrir os segredos da oração... Deus nos ensine e nos ajude.

O contexto mostra Marta e Maria, duas mulheres de Deus, uma preocupadíssima e outra quebrantadíssima diante de Jesus. Uma superficial, outra profunda quebrantada diante de Jesus, quem nós somos, quem desejamos ser.

Deus nos ajude a sermos pessoas de oração. Profundos a busca do Espírito Santo. Que Galátas 5., na realidade dos dons espirituais seja profundo na nossa busca: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, ;Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio...

Deus nos ajude.

Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espirito Santo àqueles que lho pedirem. (Lucas 11.13)

Pr. Edvaldo Donizetti dos Santos