domingo, 1 de março de 2009

ORAÇÃO - Lucas 11.1ss

I. Texto: Lucas 11.1ss

II. Frases:

Senhor, não sei o que eu deva pedir a ti. Só tu sabes do que eu preciso. Tu me conheces melhor do que eu conheço a mim mesmo. Oh Pai dá ao teu filho o que ele mesmo não sabe pedir. Ensina me a orar. Ora em mim. (Arcebispo François Fendon)

Dia após dia, Dia após dia. Ó querido Senhor, Três coisas te peço: Ver-te com maior clareza; Amar-te com maior ternura; Seguir-te mais de perto. Dia após dia. (Ricardo Chichester)

Ter fé é orar. (Martinho Lutero)

Estou convicto de que quando um crente ora corretamente a oração do Pai Nosso, em qualquer ocasião, sua oração é mais que adequada. (Martinho Lutero)

III. Introdução:


Recebemos de Deus, na criação, a “Imago Dei” , o homem foi feito perfeito, amigo de Deus. Mas o homem desobedeceu ao Senhor e foi expulso do éden. No dia da desobediência, ele ainda foi chamado por Deus: Adão!!! Eva!!! Eles estavam envergonhados, haviam pecado contra Deus. O Senhor antes de os expulsar, matou um animal e os cobriu com sua pele, salientando desta maneira o sacrifício de seu próprio filho Jesus Cristo. (Genesis 1-3).

A criação recebeu a morte e o pecado como herança. A Lei foi estabelecida para trazer o homem á presença de Deus. Mas o homem matou animais, matou animais e não conseguiu ser obediente.

Na plenitude do tempo, Deus enviou seu filho Jesus Cristo, que viveu, que morreu, que ressuscitou. O sacrifício de Jesus viabilizou novamente o projeto inicial de intimidade com Deus. Jesus venceu a morte e o pecado e agora o homem regenerado pode ter comunhão com Deus.

No capítulo 11 de Lucas, Jesus ensina como orar. O homem regenerado tem o privilégio de ter intimidade com Deus através da oração.

Vejamos o texto:

1. Pai - (Romanos 8.15)
Em Cristo, fomos aproximados de Deus como filhos amados. Não somos bastardos, recebemmos em Cristo a paternidade de Deus.
2. Santo seja o teu nome – Não temos condições de cooperar com Deus em sua santidade, precisamos ser assistidos por Ele mesmo. Reconhecemos a nossa incapacidade e indisposição de honrá-lo.
3. Venha o teu reino – (Efésios 2). O estabelecimento do reinado de Deus, o nosso Pai, o Senhor acontece onde esta estabelecido um servo do SENHOR.
4. Seja feita a tua vontade como no céu – O modelo da vontade de Deus esta estabelecido no céu. Os anjos obedecem perfeitamente ao Senhor, devemos conhecer nossa vida, para servir melhor ao Senhor (Colossenses 3).
5. O pão nosso de cada dia – Assim como o maná do deserto, quem tem nos sustentado, continua sendo o Senhor. Não merecíamos a proteção do Pai, não merecíamos o cuidado alimentar do Pai, mas Ele tem nos sustentado. Não é o dinheiro que ganhamos que nos sustenta, é o Pai, o Aba.
6. Perdoa os nossos pecados – Deus nos amou, enviou seu filho, enviou seu Espírito Santo, tudo para nos perdoar os pecados e nos ter em sua intimidade, não podemos nos afastar daqueles que nos fazem mal, mas perdoa-los e interceder por eles.
7. Não nos deixes cair em tentação – “Somos terriveis”, precisamos travar um combate contra o nosso ego. Precisamos da ajuda do Papai.
8. Teu é o Reino, O Poder e A Glória para sempre – Deus é o Rei, Dele é todo o Poder e devemos tributar lhe toda Glória.

Porque orar... Orar por que eu sou filho, orar por que sou pecador,orar por que meu Pai é o Rei de tudo. Orar para ter intimidade e descobrir os segredos da oração... Deus nos ensine e nos ajude.

O contexto mostra Marta e Maria, duas mulheres de Deus, uma preocupadíssima e outra quebrantadíssima diante de Jesus. Uma superficial, outra profunda quebrantada diante de Jesus, quem nós somos, quem desejamos ser.

Deus nos ajude a sermos pessoas de oração. Profundos a busca do Espírito Santo. Que Galátas 5., na realidade dos dons espirituais seja profundo na nossa busca: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, ;Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio...

Deus nos ajude.

Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espirito Santo àqueles que lho pedirem. (Lucas 11.13)

Pr. Edvaldo Donizetti dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário