sexta-feira, 20 de março de 2009

Formigas... SEMPRE NOS ENSINANDO...





Estava sentado no chão, encostado na parede da frente de uma bonita casa do Sítio Manancial, ouvindo uma abençoadora palestra sobre oração. O ambiente era bem ecológico e o contato com plantas e animais nesse caso, é algo natural.
Após alguns instantes me senti incomodado por pequenas formigas que insistiam em subir em minhas pernas. As retirava e elas tornavam a subir. Então passei ao extremo... Esfreguei o dedo em algumas no chão e elas ficaram prostradas, enquanto que as demais correram em outra direção... Acabou o incômodo e pude retornar a atenção integral na palestra.
Contudo, após mais alguns minutos, as formigas começaram a caminhar em minha direção novamente... Pensei: “Vou me levantar daqui”... Mas não foi necessário... Elas pararam ao redor das quatro ou cinco vítimas de meu dedo indicador. Andavam de um lado para o outro, mas apenas naquele espaço onde se encontravam as formigas que não conseguiram escapar. E foi nesse momento que me emocionei.
Uma ou duas formigas pegavam uma formiga morta e carregavam em direção ao buraco que dava acesso ao formigueiro. Cada uma foi retirada dessa maneira. Mas sobrou uma... E eu fiquei pensando: “Será que essa formiga era má?”; “Será que essa não será resgatada?”; “Por que ela foi deixada para traz?”
Para minha surpresa, vieram novamente as formigas, mas com uma formiga menor do que elas. E foi essa menor, com um esforço maior, que pegou aquela última e a conduziu ao seu habitat. Estava muito emocionado ali. Ouvindo a palestra, observando a ação das formigas e tirando algumas lições para minha vida:
1. COMO CRENTE SÓ SOBREVIVEREI SE ESTIVER JUNTO DO POVO QUE SE CHAMA PELO NOME DE DEUS. Assim como as formigas...
2. DEVO FAZER MINHA PARTE NA COMUNIDADE QUE PERTENÇO DA MELHOR MANEIRA. Cada formiga tem sua função específica...
3. DEVO “FAZER TENDAS” AO MÁXIMO. TORNAR-SE INCÔMODO OU PESADO PARA QUEM QUER QUE SEJA NÃO É BOM. As formigas morreram por insistir num caminho não natural...
4. DEVO ESTAR COM MEUS IRMÃOS EM TODOS OS MOMENTOS. DE ALEGRIA E TRISTEZA, DE NASCIMENTO E DE MORTE. Ali estavam as formigas num momento de crise, resgatando suas irmãs...
5. DEVO IR ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS DE MINHA FÉ, NÃO ABANDONAR O BARCO, MAS PERSEVERAR AINDA QUE HAJA RISCO DE MORTE. Os santos do Senhor são as coisas mais nobres que Deus me deu nesta vida. “Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo o meu prazer.” (Sl 16:3)
Que Deus te abençoe! Mais informações sobre as formigas e de sua eusocialidade, você pode encontrar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga. Com carinho, Rev. Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário