sábado, 29 de dezembro de 2012

O DIVÓRCIO COMEÇA NO NAMORO


Foi veiculado com destaque nas mais diversas mídias, o considerável aumento no número de divórcios. Em relação à 2010, quase 50%.

Os dados não devem ser desprezados e apontam para fatos concretos que a sociedade brasileira enfrenta, inclusive as igrejas protestantes.

As gerações ante-passada, passada e atual herdam problemas históricos sistemáticos, os quais não são tão simples de resolver. Os mais confiantes sabem que a situação é delicada e que tende a piorar.

Sabemos que é uma tragédia, sabemos que os filhos são rasgados emocionalmente e ainda sabemos que a longo prazo um divórcio por si só, não resolve o problema de ninguém (Com raras exceções).

É sabido que no futuro, um divorciado pode enfrentar situações muito mais complicadas do que enfrentar um casamento complicado, no qual teria que lutar por ele (Também com as devidas exceções).

Contudo, gostaria de avisar aos adolescentes e jovens, especialmente, que o divórcio começa no namoro.

Existe um livro muito famoso com esse nome, alguns escritos e também muita gente que trata do tópico.

Meu propósito aqui é apenas encorajar você a compartilhar com aqueles que estão namorando, que pretendem namorar, ou até mesmo as crianças, após estudos, leituras de livros, participação em congressos, que este tema não deve ser ignorado.

Penso duas coisas:

1- A primeira é que somente Deus, através de um poderoso avivamento através de sua santa Palavra, pode mudar esta realidade de fracasso familiar;
2- A segunda é que podemos agir, segundo a sabedoria que o Senhor nos deu, em favor da família, a partir da raiz. Após a dinamite explodir, podemos fazer muito pouco. Mas se ao invés disso, orientarmos nossos pequeninos, tratarmos disso com a juventude e enfatizarmos a necessidade de uma maior consideração com o namoro, talvez possamos ajudar mais.

Que Deus nos ajude, pois uma família destruída machuca a alma. Mas uma família feliz é um prelúdio do céu!

Em oração, AJS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DUAS MORTES EM ANGRA DOS REIS


A semana do Natal foi marcada pela morte de duas pessoas importantes para a cidade: Damião Castor e Paulo Cavalcante.

O primeiro foi diácono na IPB Angra, militante político, e mesmo sendo semianalfabeto, trabalhou muito, criou filhos e ainda ajudou a criar netos. Era uma pessoa muito querida na cidade. Nascido em 27 de setembro, perto de completar seus 98 anos, Deus o chamou no dia 25. Servia ultimamente na IPB Japuíba.

O segundo eu não conhecia pessoalmente. Mas fiquei impressionado com o impacto de sua morte na cidade. O centro da cidade ficou chocado, não apenas pelo mal súbito, mas pelo fato de ter perdido uma pessoa querida no dia 26. O Dr. Paulo Cavalcante, como era conhecido, era advogado e muito amado e respeitado em Angra. Poucas pessoas vejo partindo causando tal comoção.

Que o Senhor console os familiares! AJS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O MUSSUM dos Trapalhões - Especial


Na minha infância e adolescência ria demais com os Trapalhões. O Mussum e o Zacarias eram muito bons.

Encontrei este documentário que fala um pouco sobre o Mussum.

Muito bom!



sábado, 22 de dezembro de 2012

A GUERRA OCULTA DOS PASTORES



Todos sabem que sou fã de redes sociais. Sempre com moderação, claro.

Mas tenho visto um inimigo rondando líderes, especialmente pastores.

Acredito que todos que passeiam pelas redes também estão sujeitos à guerra oculta dos pastores. Afinal de contas também são seres humanos.

Contudo, foquei nos líderes por que tem sido fácil pregar contra inveja, ciúme, egoísmo, mas extremamente difícil viver isso.

Alguns não observam a inveja que domina quando um colega posta algo, compartilha de vitórias ou está num momento de colheita abundante.

Queridos líderes, igrejas não são concorrentes, pastores não são adversários!

Devemos nos alegrar com o sucesso de outros pastores, com crescimento de suas igrejas e louvar a Deus pelos privilégios que Deus lhes concede.

Nosso coração, nossa carne, nem sempre contribuem, mas o Espírito Santo que habita em nós, é maior que nosso coração e mais poderoso do que a nossa carne!

Não façamos guerra, pelo contrário, festejemos as vitórias dos amigos, lembrando que o Reino é de Jesus e que estamos todos caminhando para a Pátria Celestial!

Com respeito, AJS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MEU FILHO FOI PRESO



Enquanto passava roupa hoje, ouvia a preleção (as duas) do Rev. Jáder Borges na FIEL 2012. (Quem quiser pode ouvir ou assistir em http://www.editorafiel.com.br/detalhes_videoteca.php?id_conf=54#148). Ele é pernambucano como meu pai, crente, franco, bíblico e tem um trabalho fantástico de princípios com crianças e adolescentes.

Num determinado momento ele esbravejou: “Meu querido, você hoje tem pena de acordar seu filho no domingo às 8h00 para ir à Escola Dominical ou Culto, pois é muito cedo e ele precisa descansar, não é? Então, prepare-se, pois no futuro, não muito tempo depois, você terá que levantar às 3h00 da madruga para encontrá-lo na delegacia.”

Fiquei atordoado com tamanha exortação e ao mesmo tempo feliz por todo contexto das duas preleções. Você que tem filhos deve ouvir ou assistir, a fim de que tenha sabedoria para educá-los e nunca falar o título desta postagem.

Com temor, AJS

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ONDE ESTAVA DEUS NA TRAGÉDIA QUE MATOU TANTAS CRIANÇAS NOS EUA


Creio que poderíamos fazer a pergunta de maneira mais extensiva: Onde está Deus nas tragédias humanas?

O assunto não pode ser tratado simploriamente,  mas é necessário analisarmos de maneira abrangente e séria, sem preconceitos e sem intencionalidade de ataque.

Penso que uma boa reflexão encontrada atualmente, é o relato postado por um americano (e legendado por um brasileiro), que de forma inteligente apresenta algumas questões fundamentais para o debate.

Vale apenas assistir e refletir. São cerca de 3 minutos:


Que Deus nos ajude a entender a importância de sua Palavra para o homem moderno e em todos os tempos.

AJS

A NOVA MODA DOS PASTORES PILANTRAS


Tenho muita dificuldade de considerar esses cidadãos como sendo pastores. Eles não são. Nunca foram. São salafrários, enganadores, lobos com capa de cordeiro, pilantras, estelionatários.

Mas como na sociedade brasileira muitos têm ignorância quanto à distinção entre pastores e pastores, igrejas e igrejas, usarei para facilitar entendimento.

Já vi, gente de minha família já experimentou, mas a situação está cada vez pior. Sei que muitos pastores pilantras pagam para pessoas normais fingirem que são aleijadas, cegas, que tem câncer, etc. Algumas são convidadas para testemunharem que eram pobres e que agora são milionárias... É um absurdo!

Contudo, agora deram um passo adiante. Organizaram de tal modo, que vasculham as redes sociais, Facebook  orkut, dentre outras, fazem análise e pesquisas na internet, usando desse artifício para as malditas revelações! Eles citam placas de automóveis, as características da pessoas, nomes de amigos... Que loucura! As pessoas ficam impressionadas... Mas não foi Deus!!! Foram dados das redes sociais!!!

Não disponibilizarei os vídeos, mas faça uma pesquisa no youtube e você verá quantos absurdos.

Querido, você que gosta dessas coisas, descobrir futuro, adivinhação, saber o que Deus quer falar através de um profeta, vidente, etc... Cuidado! Pode ser satanás se aproveitando de você.

Eu prefiro ficar com a Bíblia Sagrada! É a Palavra de Deus, inerrante, fiel, única regra de fé e prática. Nela eu posso confiar!!!

Em oração, AJS

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

LADRÕES TOMAM POSSE NA CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

Muitos moradores da cidade de Angra estão tão decepcionados com a política, que pensam assim (Como expressado no título da postagem) quando a notícia da posse é divulgada.

Outros, mais irritados, expressam verbalmente, declarando não esperar mudanças na nova legislatura. Crêem que apesar do novo quadro, tudo continuará igual. Dizem que só mudam os nomes e o período legislativo.

Eu penso um pouco diferente. Acredito que nossa primeira atitude é orar a Deus e crer que Ele tem poder para usar, tanto a prefeita quanto os vereadores e secretariado, para o bem da população. Devemos também honrá-los com respeito e delicadeza.

Penso ainda que não devemos fazer pré-julgamentos, mas primariamente torcer para que eles sejam bem sucedidos.

Por fim, peço a todos que exercerão cargos de liderança na Prefeitura e Câmara Municipal de Angra dos Reis, que sejam honestos, que lembrem que prestarão contas a Deus e que a justiça brasileira estará de olhos em atitudes ilegítimas. Trabalhem pelos menos favorecidos, melhorem a educação e a saúde pública.

Que Deus os abençoe!!!

AJS

(Para maiores informações e Crédito da imagem: http://angranews.com.br/)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A TRAGÉDIA AMERICANA



É muito triste o que aconteceu na escola primária de Sandy Hook, na cidade de Newtown, no Estado de Connecticut, EUA, na manhã desta sexta-feira, 14/12/2012. Nenhum massacre desse tipo é agradável.

Contudo, penso que podemos orar pelos enlutados e ao mesmo tempo entender que, mesmo num país de grandes oportunidades, de primeiro mundo, não existe perfeição.

Acredito que devemos compreender a urgente necessidade de Jesus Cristo que as nações têm.

É necessário clamar a Deus por misericórdia, clamar a Deus com sinceridade no coração, clamar na convicção de que somente Ele é Senhor e agraciador da vida plena, nesta (imperfeita) e na futura existência, com Cristo eternamente, num estado de perfeição eterna.

Avancemos e vivamos para a glória de Jesus, mas nunca esqueçamos que nossa Pátria é a celestial, onde massacres desse tipo não acontecerão.

Com respeito, luto e oração, AJS.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

NATAL: PORCARIA OU OPORTUNIDADE?



Esse é o melhor texto sobre Natal que já li. O David Portela foi muito feliz ao considerar pontos fundamentais a respeito do Natal. Curto, simples, abrangente e profundo ao mesmo tempo. Uma indicação do Rev. Mauro Meister.

"Viva! Está chegando aquela festa que originalmente celebrava o solstício de inverno, festa usurpada pela Igreja Católica Apostólica Romana para celebrar o nascimento de Cristo (todavia retendo muitos dos símbolos e tradições do festival pagão original), festa usurpada pelo consumismo pós-moderno da nossa cultura, com seu foco no Papai Noel e nos presentes."

Continue lendo no blog a seguir:

http://mastigue.com/2012/12/12/natal-uma-reusurpacao/

Vale muito apena mesmo!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TEMPO DIFÍCIL! TODOS ESTÃO CONTRA MIM!



Há momentos na vida do ser humano que ele esbraveja o título dessa postagem.

Não só fala sobre pessoas que estão perseguindo, mas agrega adversidades familiares, econômicas, emocionais, profissionais. Este tempo é aquele que se conhece como o tempo em que "até o cachorro morre".


A atitude do ser humano em tempos difíceis, traz em si uma generalidade: Reclamações sem fim, desconsiderando todo passado e todas as boas experiências vivida anteriormente.


Em Êxodo 14 encontramos a revelação, que creio, deve ser um modo de não enfrentarmos os TEMPOS DIFÍCEIS. Os versos 11 e 12 são esclarecedores, apresentando o mesmo povo que havia contemplado as dez praga no Egito e também as colunas de nuvem e fogo no deserto, murmurando e voltando os olhos com saudade da escravidão. Observe a seguir o que acontece:



“Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Êxodo 14:11-12 RA)

Até pouco tempo antes estava tudo bem. Mas bastou o povo (verso 10) observar que Faraó o perseguia, vindo com seu poderoso exército, para esquecer tudo o que o Poderoso havia feito, e agir de modo insano. Não podemos enfrentar crises deste modo. Ofendemos a Deus quando agimos assim.


MAS COMO AGIR NUM TEMPO DIFÍCIL? COMO PROCEDER?


1) AQUIETANDO-SE.


Veja a Palavra: “Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará...” (Êxodo 14:13 RA)


Maria mãe de Jesus quando soube que seria mãe do Emanuel, guardou no coração aquelas palavras. É preciso aquietar-se e não agir como louco.


O salmista também nos orienta: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” (Salmos 46:10 RA)


2) ORE, MAS TAMBÉM, AJA!


O versículo 15 nos diz: “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14:15 RA)


Nas tribulações da existência, é necessário aquietar-se, é necessário orar, mas principalmente prosseguir com a vida!


Sei que não é fácil e que às vezes bate um medo... Mas na hora da crise Deus disse a Israel: MARCHE!


Ficar prostrado não vai contribuir em nada. É preciso levantar e perseverar, ainda que chorando, pois “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:6 RA)


3) HONRE SEU LÍDER.

Tempo de crise é tempo onde podemos verificar o nível de nossa humildade e submissão à Palavra de Deus.


Quando um servo do Senhor enfrenta um tempo difícil, é importante procurar o seu líder espiritual, conversar com ele, procurar conselho.


Em alguns casos, pode ser até mesmo um amigo. Mas prefiro nesta oportunidade pensar num pastor ou presbítero.



Se passar em nosso coração que não podemos confiar no nosso líder, é hora de mudar de comunidade, pois ou nós somos distantes de alma dela, ou nosso líder de fato não merece confiança.

Neste capítulo 14 de Êxodo encontramos o seguinte relato: E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Êxodo 14:16 RA).

Ora, somente Moisés podia levantar a vara, embora existissem outras pessoas ao seu redor, e gente de confiança. Ele era o líder. Deus o havia chamado, e não a outro.

É relevante este ponto, pois você deve aprender a honrar o seu pastor, presbítero, dirigente de congregação, enfim, aquele que vela por sua alma.

CONCLUSÃO

O Senhor pelejou por Israel (14, 25)
O Senhor os livrou do exército Egípcio (30, 31)
O Senhor operou a libertação de forma milagrosa (28, 29)

Querido irmão, se você estiver enfrentando um tempo difícil, quando parece que tudo conspira contra você, aprenda a AQUIETAR-SE, A MARCHAR, A HONRAR  seu líder espiritual.

Que o Espírito Santo o ajude nesse caminhar!

PS: Esboço da Mensagem de domingo, 10/12/2012.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PASSEI NO INFERNO ONTEM...



É verdade!

Talvez você possa discordar, mas acredito que ali estava estampado esse lugar terrível.

Inferno é um termo usado por diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenação. A origem do termo é latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Inferno)

A caminho da Ilha do Governador onde daria uma palestra sobre plantação de igrejas, passei por Bonsucesso e numa das ruas me deparei com uma cracolândia, local que agrega usuários da maligna droga conhecida como crack.

Foi terrível! O coração acelerou, a situação ficou tensa, eu e minha esposa nos entreolhamos e pedimos auxílio de Deus.

Em Angra dos Reis tem usuários, mas nada semelhante em proporção ao que vimos.

Eram cerca de 200 ou mais. Idosos, adultos, jovens, adolescentes, crianças. Que calamidade!

A polícia sobrevoava a região com helicóptero, outras viaturas estavam em lugares estratégicos e os usuários correndo de um lado para o outro, desesperados, atravessando a rua sem o menor temor de atropelamento. Que loucura!

Foram minutos de profunda aflição e angústia.

Onde estão os políticos? Onde está o povo brasileiro? De fato é calamidade pública!

Aquelas pessoas estão mortas, sofrem sem saber, estão condenadas, achando-se livres. É o inferno!

Espero, sinceramente, orar mais por esta realidade, apoiar iniciativas como a do Rio de Paz, e crer que Deus pode fazer um avivamento, pois somente Ele pode mover os corações da sociedade, seja de políticos, seja da população em iniciar um movimento BASTA de roubalheira e corrupção, e um progressivo investimento na família, nas políticas sociais, entre outros.

Temo que a bola da vez seja o Natal, que comercialmente cega a esmagadora maioria da população e faz com que tragédias tão reais não sejam motivo de união e mobilização.

Que Jesus tenha misericórdia de nossa nação!

AJS

domingo, 2 de dezembro de 2012

Um Padeiro Pregando - O Pão e o Vinho

Vale apena assistir o que o padeiro Hugo ministrou sobre pão, vinho e muito mais.
É uma bênção.
Para pastores e seminaristas, vale passar por uma reciclagem quanto à Ceia do Senhor.

CULTO ONDE UM PADEIRO MINISTROU A PALAVRA DE DEUS SOBRE O PÃO E O VINHO

sábado, 1 de dezembro de 2012

DEU BICHO (coccus ilicis) NA BÊNÇÃO


Creio firmemente naquilo que disse o escritor bíblico: “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” (Eclesiastes 7:29 RA)

Prova disso é o que está revelado em Êxodo 16.

Volto no tempo toda vez que leio e releio Êxodo, não só imaginando aqueles episódios, mas também me perguntando se não me comporto de maneira semelhante, ofendendo o coração do Pai que me ama, que me livrou da escravidão, que me deu vida eterna.

O povo murmurava e murmurava, quando mais uma vez Deus manifestou sua graça e proveu o tão conhecido maná.

O fato é que o povo conseguiu desobedecer as ordens santas continuamente, inclusive quanto ao dever de recolher apenas o que era necessário para aquela refeição, não guardando para o dia seguinte (Ex 16.20).

Guardar para o dia seguinte somente era permitido no sexto dia, para que todos guardassem o dia do Senhor.

Pois bem, alguns não obedeceram a Deus, guardaram maná para o dia posterior e a consequência foi que deu bicho ou verme e deu trabalho para a família. Ela teve que limpar a vasilha ou vasilhas.

Querido, fico pensando se muitas vezes não procedemos de igual forma. Por pura falta de fé, queremos guardar o que o Senhor mandar compartilhar, reter o que deve ser dado, roubar o que é do Senhor.

Fico pensando nas pessoas que tanto recebem nesta vida, mas só querem acumular, acumular, esquecendo que o que pode ser feito hoje no sentido de abençoar alguém, deve ser realizado.

O amanhã pode não chegar.

Não permita que suas dúvidas, falta de fé, leve você a contemplar o apodrecimento de bênçãos pessoais, consequência da desobediência, do não crer que o Senhor é quem sustenta.

Deus nos ajude, AJS.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NÃO QUERO VOCÊ NA IGREJA!



É verdade!

Quero que você seja Igreja, templo do Espírito Santo, chamado antes do universo ser criado para ir e proclamar as virtudes de Deus todos os dias e todas as horas.

Quero que você seja Igreja sobre rodas, caminhando todos os dias no trabalho, na escola, na universidade, nas ruas, nos ônibus, nos táxis, nas empresas, nos correios. Enfim, em todo e qualquer lugar, em toda e qualquer hora, quero que você seja Igreja.

É bom estarmos reunidos com os irmãos. De fato é muito bom cantar louvores ao Altíssimo com os que professam a mesma fé.

Mas ainda assim, prefiro que você esteja no mundo real como Igreja e assim possa temperar e iluminar quem precisa.

Guarde o Dia do Senhor de forma inegociável, não o despreze com praia, passeios, festas. Vá a sua Igreja e seja edificado e aperfeiçoado conforme orientação da Bíblia. Se possível frequente estudos, reuniões de oração, mas nunca abra mão de seu chamado ao mundo real. É lá que quero você, é lá, que acredito Jesus quer você.

Vivemos num tempo em que super valorizam-se eventos diários nas igrejas, privando o crente de atividades com a vizinhança, com amigos e parentes. Embora não veja pecado nisso, creio que retiramos das pessoas e famílias cristãs de atuarem como sal e luz.

Estar na Igreja aos domingos, é tão importante quanto o cristão entender que é igreja todos os dias, em qualquer hora, em qualquer lugar.

Ame a Igreja, honre-a sempre, mas não desvalorize aquilo que você é e deve ser de segunda-feira a sábado, um servo do Deus Altíssimo, que por mais fraco que possa ser, será forte quando estiver aos pés de Jesus INDO, como discípulo e discipulador, em todos os lugares, louvando e adorando com a vida, ainda que difícil possa ser.
AJS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Nomes Valorizados



Valoriza-se bastante homens como Agostinho, João Calvino, Martinho Lutero, John Stott, Martyn Lloyd-Jones e tantos outros grandes servos de Deus do passado.

Valoriza-se bastante John Piper, Mark Driscoll, Robert Sproul e tantos outros grandes servos de Deus do presente.

Creio ser merecido, pois são gigantes que nos ajudam a enxergar melhor a Palavra de Deus e nos proporcionam valiosa edificação.

Contudo, temo que atualmente Deus esteja levantando muitos homens tão honrados quanto eles, mas que não recebem a devida honra, pois há ciúme entranhado na alma e pavor de se conferir louvor a atos e escritos que em muito superam os pessoais.

Penso no Brasil com vários ministros que têm proclamado o Evangelho de forma audaciosa e vibrante, atuando nas mais diversas áreas da vida, mas que recebem da maioria dos evangélicos um: -“É brasileiro, não é tão bom”.

É tempo de notabilizarmos e compartilharmos mais as mentes brilhantes que Deus tem levantado em nossa nação e que em anos futuros a história saberá destacar a importância delas.

Doutra forma poderemos ignorar os Calvinos e Luteros de hoje, como muitos os ignoraram no século XVI.

Deus seja louvado por tantos homens relevantes que existem em nossa nação!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

NÃO É PRECISO CASAR...


"Não é preciso casar" é a forma corriqueira que a sociedade pós-moderna utiliza para desmerecer a bênção da família, a formalidade (não num sentido legalista) do matrimônio, a beleza da união entre um homem e uma mulher, o desenvolvimento de pessoas maduras e responsáveis num relacionamento que deve durar a vida toda.
Para aqueles que têm a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática, que imprudentemente a utilizam para desconsiderar o casamento, sugiro que leiam com atenção o relevante texto do Rev. Augusto Nicodemus Lopes, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie:

http://tempora-mores.blogspot.com.br/2012/11/afinal-casamento-e-biblico-ou-so.html

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O PASTOR BATISTA QUE PREGOU ENQUANTO O TITANIC AFUNDAVA


Encontrei essa linda história no Facebook de Fabiana (não me lemro o sobrenome), no perfil do Rev. Hernandes Dias Lopes.
Não tinha como não compartilhar.
Leia, é emocionante.
Deus seja louvado por pastores que pregam por amor, não importando o custo.

HERÓI IMPROVÁVEL (História pouco conhecida)

     John Harper [um pastor batista de Glasgow, na Escócia] havia passado três meses ministrando na Igreja Moody, em Chicago, e durante esse tempo a igreja havia experimentado “um dos reavivamentos mais fantásticos de sua história”. Entretanto, não fazia muito tempo que ele estava de volta à Grã-Bretanha quando lhe pediram para voltar e continuar seu ministério. Harper tomou rapidamente as providências para ele mesmo e sua filhinha de seis anos, Nana, viajarem de volta à América, a bordo do Lusitânia, mas decidiram atrasar sua partida por uma semana para que pudessem viajar em um novo navio que estava para fazer sua viagem de estréia: o Titanic.
     O Titanic bateu em um iceberg às 23h40m do dia 11 de abril de 1912. Quando foi dado o comando para os passageiros desocuparem suas cabines, Harper enrolou sua filha em um cobertor, disse-lhe que ela o veria novamente um dia, e a entregou a um dos homens da tripulação. Depois de observar que ela estava a salvo em um dos barcos salva-vidas, ele tirou seu colete salva-vidas e o deu a um dos outros passageiros. Um sobrevivente se lembrou distintamente de ouvi-lo gritar: “Mulheres, crianças e os que não são salvos, entrem nos barcos salva-vidas!” Depois, Harper correu pelo convés implorando às pessoas que se entregassem a Cristo, e, com o navio afundando, ele solicitou à orquestra do Titanic para tocar “Mais perto quero estar”. Ajuntando as pessoas a seu redor, ele então se ajoelhou e, “com alegria santa em seu rosto”, ergueu os braços em oração. À medida que o navio começou a adernar, ele pulou para dentro das águas geladas e nadou freneticamente para perto de todos a quem conseguiu alcançar, suplicando-lhes que se voltassem para o Senhor Jesus e fossem salvos. Finalmente, quando a hipotermia o imobilizou, John Harper afundou nas águas e passou para a presença do Senhor Jesus. Ele tinha 39 anos.
    Quatro anos mais tarde, um jovem escocês chamado Aguilla Webb levantou-se em uma reunião em Hamilton, no Canadá, e deu o seguinte testemunho: Sou um sobrevivente do Titanic. Quando eu estava boiando sozinho, segurando-me em um pedaço do mastro do navio naquela noite horrível, as ondas trouxeram para perto de mim o senhor John Harper, de Glasgow, que também estava se segurando em um pedaço dos destroços. “Amigo”, disse ele, “você é salvo?” “Não”, eu respondi, “não sou”. E ele continuou: “Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo”. As ondas o carregaram para longe; mas, por mais estranho que possa parecer, as ondas o trouxeram de volta um pouco mais tarde, e ele disse: “E agora, você está salvo?” “Não”, eu disse, “não posso dizer honestamente que esteja”. Ele disse novamente: “Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo”. Alguns segundos depois ele afundou; e ali, sozinho naquela noite, e com duas milhas de água abaixo de mim, eu cri. Eu sou o último convertido de John Harper.[1]
Em um tributo a Harper, que foi publicado em 1912 sob o título “Os Três Temas de um Herói”, William Andrew, de Glasgow, apontou que os três temas da pregação de Harper haviam sido “A Cruz de Cristo, a Maravilhosa Graça de Deus Para o Homem, e a Vinda Iminente de Nosso Senhor Jesus Cristo”. 
Por Paul Wilkinson

terça-feira, 20 de novembro de 2012

USAR GOLA CLERICAL É ERRADO?



Já ouvi por parte de muitos cristãos que cruz, sino, toga, vitrais, entre outros, não são símbolos puros do cristianismo, mas deturpação do catolicismo romano...

Quanto à GOLA CLERICAL então, nem se fala!

Não sou defensor de qualquer segmento quanto à veste. Penso que quem quer usar terno e gravata usa, quem quer informalidade tranquilo, ou ainda aqueles que desejam o semi-formal, sem problemas.

Enfim, não perco tempo em discussões ou debates sobre qual seria a melhor vestimenta no tocante ao serviço de Jesus Cristo.

Contudo, ler história e tomar informações seguras, é muito importante para não trilhar na ignorância. Penso que devemos ter convicção de cada ato no servir, independente do que seja. Não fomos chamados para fazer o que os outros fazem porque fazem, ou deixar de fazer porque alguém disse. A verdade deve sempre prevalecer.

Vale apena ler o texto a seguir, para que saibamos que o inventor da gola clerical foi o pastor Rev. Dr. Donald McLeod Não foi um invento católico romano.

Leia, pois é muito interessante:
AJS

sábado, 17 de novembro de 2012

"... Quão magnífico é o teu nome!"

“Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade.” (Salmos 8:1 RA)













Louvado seja o Senhor por todos os seus benefícios! Sua majestade é gloriosa! Bendisse por demais seu santo nome por essas imagens. A criação é magnífica, inclusive seu funcionamento.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SUPREENDA



A SAF a nível nacional trabalhou durante alguns anos com a ideia de Mulheres que Surpreendem.
Até hoje penso que esta foi a melhor ideia lançada pela Sociedade Auxiliadora Feminina.
Quando paro para analisar a humanidade e durante algum tempo medito sobre o comportamento de algumas pessoas, especialmente na Igreja, o Corpo de Cristo, chego à conclusão de que as pessoas mais infelizes em nossa sociedade são aquelas que vivem por viver, fazem por fazer.
A base bíblica para o tema da SAF era Lucas 24.22: “É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo”.
Que bênção! Elas foram primeiro! Elas surpreenderam os homens! Elas surpreenderam a sociedade! Elas não se contentaram com o normal, elas se superaram e isso para a glória do Senhor delas, Jesus!
Muitas outras pessoas, especialmente mulheres, seguiam a Jesus, mas poucas surpreenderam.
Contudo, meu texto bíblico não é o mesmo. Desejo convidar você a surpreender, sempre, pois a vida é mais bem vivida quando procuramos nos superar e fazer além do que nos é pedido, não para auto-satisfação meramente, mas para viver com foco no fato de que o Criador merece sempre o nosso melhor, seja num exercício eclesiástico, seja no exercício rotineiro, ao qual todos estão sujeito.
Jesus Cristo disse no Evangelho: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”. (Lucas 17.10)
Espero que oremos e em humildade peçamos ajuda ao nosso Pai. E que Ele sonde nossos corações, veja as intenções de nossa alma e nos ensine a ir além das expectativas, a oferecer cada vez mais o melhor, e que não apenas as pessoas, mas especialmente Aquele que rege o universo, possa contemplar nossa dedicação e dizer: - “Servo bom e fiel! Sempre procura ir além da obrigação, pois me ama de todo o coração, realmente crê em mim e deseja me honrar”.
No amor Dele, AJS

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ministérios Fracassados



Este material foi encaminhado a mim pelo meu amigo Ed Wilson, mas como não tive tempo de assistir antes, não pude compartilhar.
É de uma importância tão grande para milhões de cristãos anônimos que tive de reservar um tempo para divulgar.
Augusto Nicodemus, Adauto Lourenço, Mauro Meister, Renato Vargens, Eduardo Mano, Filipe Leitão meu parceirão e muitos outros, trazendo palavras preciosas.
Lecionando a mais de 10 anos em Seminários Teológicos e dialogando com muitos seminaristas, líderes e pastores, vejo que este vídeo traz reflexão piedosa e confortante sobre o que o mundo impõe e sobre o que é necessário: A glória de Deus.
Vale apena assistir!
Aos produtores, que Deus os abençoe por iniciativa tão nobre.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O FURACÃO SANDY




O Furacão Sandy ficou famoso. Foi, sem dúvida, um dos assuntos mais comentados nos últimos dias, talvez mais do que o tema política que envolvia o 2º turno das eleições municipais.
É certo que causou muitos danos e não queremos o mal das pessoas; até mesmo devemos orar por elas, a fim de que Deus atue com misericórdia e as proteja e console aquelas que perderam entes queridos.
Contudo três coisas me chamaram atenção:
1) A estrutura dos EUA, principalmente, em receber tamanha tragédia natural e ter um número mínimo de mortes, acidentes, agindo com uma prevenção espetacular. Hoje, dia 31, quando escrevo, já estão bem avançados na preparação para o funcionamento em breve do metro.
2) A falta de destaque por parte da imprensa brasileira, com raras exceções, de tragédias maiores do que o Sandy, que a nação brasileira enfrenta diariamente. Penso que se a imprensa fosse isenta e se preocupasse com alguns aspectos para os quais fecha os olhos, sabe-se lá porque, líderes do Brasil teriam mais desenvoltura em usar o dinheiro público de forma legítima.
3) A grande bênção que é o poder criativo que atua na humanidade. Já pensou se a ciência não tivesse se desenvolvido? Já pensou se meteorologistas e pessoas que estudam anos a fio para se capacitarem e promoverem atos preventivos como no caso do Sandy, não existissem? Já pensou se o alerta não fosse dado? Quantas pessoas teriam morrido?
Nosso Pai amado, eterno, glorioso, além de todas as benesses que vemos, concedeu à nossa raça a razão, expressão preciosa do seu amor para o nosso desenvolvimento.
Bendito seja Jesus Cristo pelo seu amor e louvado seja o Espírito Santo que um dia abriu nossos olhos.
Mesmo numa tragédia, devemos contemplar a bondade de Deus que também é Deus da ciência e motivador principal do seu avanço.
Que nossa raça  entenda que mesmo nas tragédias, ela pode ver o grande amor de Deus que tem um Plano Eterno. AJS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

QUE PRIVILÉGIO! (Parte 2)





Na última pastoral vimos a intensidade do desejo dos salmistas que escreveram os salmos 84 e 42. Eles ansiavam ardentemente desfrutar da comunhão dos santos onde a presença de Deus era real e também a ordenação da Sua bênção sobre o Seu povo.
Hoje, quero mencionar que no Novo Testamento a frequência aos serviços religiosos, que glorificavam ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, era diária.
Em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, verso 46, a Bíblia nos revela que diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.
Se tomarmos o texto acima e mencionarmos Hebreus 10.25, veremos que no primeiro século, o povo de Deus era orientado não só a participar, mas também exortado a não desperdiçar a grande oportunidade dada por Deus a Seu povo de se fazer presente onde estiverem dois, três ou mais reunidos em seu Nome. Diz o texto: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
Diante de todas as coisas expostas, entendemos o porquê Lloyd-Jones afirma que historicamente, todos os tempos de grande despertamento, são marcados por um desejo forte no coração dos fiéis, de estar na Casa de Oração para todos os povos, de forma que muitos pregadores necessitavam pedir aos crentes que ficassem mais em casa.
A razão para tal desejo era o de desfrutar da santa presença do Pai, de estar com os irmãos em adoração e também não ficar fora de algo maravilhoso que poderia acontecer na reunião do povo de Deus.
Penso que devemos refletir sobre a importância que damos ao ato de adoração na Igreja a qual pertencemos. Penso que devemos renovar nossos compromissos, pois isto é básico na vida de todo cristão fiel. Com protestos de estima, AJS.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

QUE PRIVILÉGIO!



Meu querido irmão, quão incalculável é o privilégio que temos, conquistado por nosso Senhor Jesus Cristo, de nos reunir em comunidade adoradora!
Entendo com a alma as palavras do salmista no início do Salmo 84. Ele disse “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!”
Lembre-se, a princípio, que Israel era cativo no Egito na época de Moisés. Não havia lugar de adoração. Era lugar de escravidão. Deus tira o povo com mão poderosa, sabemos, e no deserto, lugar de difícil jornada, Deus estabelece a construção de um tabernáculo, que significa “lugar de habitação”, da mesma forma em que o povo tinha de levantar tendas. Estas eram montadas e desmontadas e o tabernáculo também.
Onde o povo parasse para levantar suas tendas para descansar no longo período de viagem, 40 anos, ali o tabernáculo deveria ser erguido. Se o Egito era lugar de escravidão, o deserto, ainda que com todas as implicações, seria lugar de adoração.
O salmista escreve o texto possivelmente na época de Davi, o rei, pois o famoso Templo ainda não havia sido construído. Tem em mente não só a certeza de que Deus se fazia presente naquele lugar, mas também que ali era lugar de oferecer sacrifícios, conforme Ele havia designado.
Além disso, o Salmo 84 é companheiro do 42 que inicia de uma bela maneira: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
Bem, o espaço não me permitirá concluir, o faço na próxima semana, mas desejo imensamente que você tenha o mesmo sentimento do salmista. Um desejo ardente de estar na Casa de oração para todos os povos, na presença do Altíssimo e de seus irmãos amados. Deus o abençoe! AJS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

QUE PRIVILÉGIO!




Meu querido irmão, quão incalculável é o privilégio que temos, conquistado por nosso Senhor Jesus Cristo, de nos reunir em comunidade adoradora!
Entendo com a alma as palavras do salmista no início do Salmo 84. Ele disse “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!”
Lembre-se, a princípio, que Israel era cativo no Egito na época de Moisés. Não havia lugar de adoração. Era lugar de escravidão. Deus tira o povo com mão poderosa, sabemos, e no deserto, lugar de difícil jornada, Deus estabelece a construção de um tabernáculo, que significa “lugar de habitação”, da mesma forma em que o povo tinha de levantar tendas. Estas eram montadas e desmontadas e o tabernáculo também.
Onde o povo parasse para levantar suas tendas para descansar no longo período de viagem, 40 anos, ali o tabernáculo deveria ser erguido. Se o Egito era lugar de escravidão, o deserto, ainda que com todas as implicações, seria lugar de adoração.
O salmista escreve o texto possivelmente na época de Davi, o rei, pois o famoso Templo ainda não havia sido construído. Tem em mente não só a certeza de que Deus se fazia presente naquele lugar, mas também que ali era lugar de oferecer sacrifícios, conforme Ele havia designado.
Além disso, o Salmo 84 é companheiro do 42 que inicia de uma bela maneira: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
Bem, o espaço não me permitirá concluir, o faço na próxima semana, mas desejo imensamente que você tenha o mesmo sentimento do salmista. Um desejo ardente de estar na Casa de oração para todos os povos, na presença do Altíssimo e de seus irmãos amados. Deus o abençoe! AJS

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ATENÇÃO




Existe uma situação que observo na vida de muitos crentes que causa dois sentimentos ao mesmo tempo em meu coração.
O primeiro sentimento é de alegria.
O segundo sentimento é de preocupação.
Certamente você deseja saber que situação é essa. Eu vou dizer, já que não há motivo para omitir, ou mesmo temer.
A situação que causa em meu coração alegria e preocupação ao mesmo tempo é aquele tempo em que Deus derrama simultaneamente bênçãos diversas na vida de um cristão e de sua família.
Penso que não há filho de Deus em plena saúde espiritual que não possa dizer como o salmista: “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?” (Salmos 116:12 RA).
Todos recebem bênçãos e a cada dia o Senhor tem sido bondoso e manifestado seu amor por nós.
Todavia, muitos cristãos, quando começam a receber dos céus os milagres esperados, espirituais, físicos, financeiros, familiares, têm se comportado de maneira extremamente infantil e grosseira.
Quando deveríamos sentir apenas alegria, pois é tão bom ver filhos de Deus sendo abençoados, eles se comportam de tal maneira que ofendem o coração de Deus, gerando assim preocupação.
Eu explico. Quando um ser humano, uma família recebe de Deus bênçãos, deve, necessariamente, consagrar ainda mais sua vida ao Senhor, deve frenquentar ainda mais os trabalhos de sua comunidade. As bênçãos concedidas pelo Pai Santo devem aproximar seus filhos ainda mais Dele, não afastar.
Mas o que tenho visto é que muitas pessoas quando são agraciadas, colocam as bênçãos no lugar de Deus em seus corações, praticam idolatria amando mais as bênçãos do que o Deus das bênçãos.
Isso me preocupa, pois é uma atitude ofensiva a Deus e também ingrata, além de trazer consequências dolorosas no futuro.
A Bíblia é clara nesse ponto: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33 RA).
Se Deus acrescenta as bênçãos e você O despreza, se você não tem zelo por Ele e pelas coisas Dele, se você é um filho Dele de fato, será disciplinado e poderá padecer situações complicadas.
Vigie meu querido irmão. Conselho franco de seu pastor. AJS